A incorporação de uma cláusula no Marco Legal das Garantias deve agilizar a recuperação extrajudicial de automóveis e motocicletas.
Como a redução do prazo para reaver bens de inadimplentes pode aquecer o mercado?
A intenção do governo é facilitar o uso das garantias de crédito, reduzir custos e juros de financiamentos e aumentar a concorrência.
A proposta iniciada pelo projeto de lei PL 4188/2021 cria um serviço específico de gestão de garantias e prevê medidas como o resgate antecipado de instrumentos financeiros.
A operação deste serviço especializado ficará a cargo das Agências de Gestão de Garantias (IGGs). Serão pessoas jurídicas de direito privado e seu funcionamento dependerá de autorização do banco central de acordo com os critérios definidos pelo Conselho Monetário Nacional.
O texto do executivo também revisou regras sobre cessão fiduciária, execução extrajudicial de crédito com garantia hipotecária, execução extrajudicial em caso de concorrência de credores e não penhora de bens familiares.
Tudo isso possibilita uma menor perspectiva de perda aos bancos, garantindo assim melhores taxas para obtenção de crédito por parte dos consumidores.
Mas atenção!
Essa notícia é excelente, mas requer atenção redobrada na hora de renegociar a sua dívida em financiamentos.
Ligações e mensagens recebidas com promessas a redução das parcelas do financiamento acabam tentando muitas pessoas a aceitarem a ótima oportunidade aparente, e acabam não se atentando com a credibilidade da informação e da empresa que oferece esse serviço.
Para ser simples a explicação, muitos golpistas aproveitando-se da fragilidade das pessoas trocam os boletos a serem pagos. O que acontece é que a pessoa paga a essa instituição um valor “renegociado” tendo a esperança que o seu financiamento está sendo abatido, mas na verdade ela está deixando de pagar as contas e a fraudulenta instituição fica com todo o dinheiro.
Com a aprovação desta proposta a pessoa acaba perdendo muito rápido o seu bem antes mesmo de notar que não está honrando com a sua dívida original, que nem se quer foi renegociada.
Por isso sempre procure uma instituição com credibilidade, e lhe traga garantias que além da renegociação junto ao banco o seu financiamento estará em dia.